No blog de '2017' 'março'

7 BENEFÍCIOS DA PRÓPOLIS PARA SAÚDE

As abelhas fazem mais do que mel. Eles também fazem um poderoso bálsamo para nossa saúde chamado própolis.

As abelhas fazem a própolis recolhendo a resina de outras árvores e arbustos. Eles misturam a resina com cera e pólen, e levam para a colméia. Lá eles usam a mistura pegajosa para corrigir buracos, selar rachaduras e construir painéis na colméia.

Mas a própolis faz mais do que um dever arquitetônico. Ele também atua como uma barreira anti-séptica que protege a colméia da contaminação e de invasores externos como ratos, cobras e lagartos. Na verdade, o nome própolis vem do grego que significa "defesa da cidade".

As propriedades antimicrobianas da própolis protegem a colméia de vírus e bactérias. Os pesquisadores descobriram que as abelhas que vivem em colméias revestidas com própolis têm menos bactérias em seu corpo e também um sistema imunológico mais reforçado.

E a própolis não beneficia apenas as abelhas. Por milhares de anos, os praticantes de medicina popular a usaram para tratar abscessos, curar feridas e combater infecções. De fato, a própolis foi listada como uma droga oficial nas farmacopeias de Londres do século XVII.

Estudos modernos confirmam uma longa lista de benefícios para a saúde oferecidos pela própolis. Uma pesquisa no PubMed mostra mais de 2.000 estudos sobre a própolis de abelhas. Aqui estão apenas alguns dos seus benefícios para a saúde:

1. Ação contra o Câncer

A Própolis contém até 300 compostos ativos. Estes componentes foram encontrados para combater o cancro de várias maneiras, incluindo a diminuição da divisão de células de câncer, prevenção da propagação ou metástase do câncer de um órgão para outro, indução de morte celular programada. Além disso, a própolis ajuda a diminuir os efeitos colaterais ou toxicidade dos fármacos quimioterápicos utilizados no tratamento do câncer.

Dr. Seema Patel do Bioinformática e Medical Informatics Research Center, San Diego State University realizou uma revisão abrangente da literatura sobre própolis e câncer. O Dr. Patel encontrou estudos laboratoriais e em animais que apoiam a eficácia do própolis contra os cancros do: Cérebro; Pâncreas; Cabeça e pescoço; Rim e bexiga; Pele; Próstata; Peito; Cólon; Fígado; Sangue.

2. Ação Anti-Microbiana

Tem uma ampla gama de propriedades antibacterianas. É também um poderoso anti-fúngico e anti-viral. Em um estudo em animais, a aplicação de uma solução de própolis em feridas ajudou a acelerar a cicatrização em ratos diabéticos.

Nas crianças, a própolis já foi muito usada para prevenir infecções do trato respiratório, sintomas do resfriado comum e infecções do ouvido médio.

3. Cura Queimaduras

Um estudo de 2002 do Journal of Alternative and Complementary Medicine descobriu que a própolis pode promover a cicatrização de pequenas queimaduras. Os pesquisadores compararam um creme de própolis com sulfadiazina de prata, um medicamento usado para tratar queimaduras. Os resultados do estudo mostraram que a própolis era tão eficaz quanto a droga no tratamento de queimaduras de segundo grau.

4. Previne as Cáries Dentárias

Os médicos gregos e romanos usaram a própolis como desinfetante bucal. Estudos modernos mostram que pode ser eficaz no tratamento da periodontite e gengivite.

Muitos estudos também descobriram que os extratos limitam a placa bacteriana e reduzem a cárie dentária.

Outros estudos mostram que a própolis pode até mesmo ajudar a regenerar a polpa dentária, bem como o tecido ósseo e cartilagem.

5. Tratamentos de Parasitas

Ensaios preliminares mostram que a própolis pode eliminar os parasitas. Em um estudo, as pessoas que tomaram própolis tiveram uma taxa de sucesso de 52 a 60% na eliminação da giardíase parasitária.

6. Remoção de verrugas

Em um único-cego, randomizado, 3 meses de teste, 135 pacientes com diferentes tipos de verrugas recebeu própolis oral, equinácea, ou um placebo. Os resultados foram relatados no International Journal of Dermatology. Os pacientes com verrugas planas e comuns conseguiram uma taxa de cura de 75% e 73%, respectivamente. Os resultados foram significativamente melhores do que aqueles associados com equinácea ou placebo.

7. Para herpes genital

A própolis é mais eficaz do que uma droga comum para tratar o herpes genital de acordo com um estudo publicado no Phytomedicine.

Durante 10 dias, 90 homens e mulheres com herpes genital aplicada quer uma pomada contendo propolis flavonóides, ou aciclovir (um medicamento usado para tratar feridas herpes), ou um unguento placebo. Os pacientes aplicaram a pomada quatro vezes ao dia.

Ao final do estudo, 24 dos 30 pacientes do grupo própolis tinham cicatrizado. Apenas 14 dos 30 no grupo de fármacos e 12 dos 30 no grupo placebo foram curados.

As propriedades da própolis pode alterar, dependendo das árvores e flores de onde foram extraídas. Mas, estes benefícios básicos são comuns na maioria das variedades.

Scheller S, et al. "Biological properties and clinical application of propolis. 9. Investigation of the influence of ethanol extract of propolis (EEP) on dental pulp regeneration." Arzneimittelforschung 1978;28:289-91

Stojko A, Scheller S, Szwarnowiecka I, Tustanowski J, Ostach H, Obuszko Z. "Biological properties and clinical application of propolis. 8. Experimental observation on the influence of ethanol extract of propolis (EEP) on the regeneration of bone tissue." Arzneimittelforschung 1979;28:35-7

Scheller S et al. "Biological properties and clinical application of propolis. 7. investigation of the influence of ethanol extract of propolis (EEP)on cartilaginous tissue regeneration." Arzneimittelforschung 1977;27:2138-40

Miyares C, Hollands I, Castañeda C, et al. "Clinical trial with a preparation based on propolis 'propolisina' in human giardiasis." Acta Gastroenterologica Latinoamericana. 1988;18(3):195-201.

Zedan H, Hofny ER. "Propolis as an alternative treatment for cutaneous warts." Int J Dermatol. 2009. Department of Dermatology, Venereology and Andrology, Faculty of Medicine, Assiut University, Assiut, Egypt.

Vynograd N, Vynograd I, Sosnowski Z. "A comparative multi-centre study of the efficacy of propolis, acyclovir and placebo in the treatment of genital herpes (HSV)." Phytomedicine. 2000 Mar;7(1):1-6.